Restaurações

Restaurações são necessárias para o tratamento de cáries e ou defeitos estruturais dos dentes, é a técnica utilizada para cobrir os orifícios das obturações com material metálico ou de resina, que se iguala a cor original dos dentes. As restaurações também servem para devolver o aspecto estético e funcional dos dentes após um tratamento de canal, por exemplo.

Quando o dentista resolve que é necessário fazer uma restauração, ele primeiramente remove o tecido cariado por meio de brocas, após finalizar o trabalho o dente fica com um buraco causado por essa remoção de tecido, para devolver a função do dente e seu aspecto natural o dentista cobre então o orifício com algum tipo de material, que pode ser amalgama, resinas compostas, ouro ou porcelana. Não existe um tipo mais ou menos indicado de material para realizar as restaurações nos dentes, a escolha depende de alguns fatores como possíveis alergias do paciente e o custo de cada uma.

Tipos de restaurações

Restaurações de amalgama:

A amalgama é uma mistura de mercúrio, prata, cobre, estanho e por vezes zinco. Este material é indicado pois é resistente e barato, porém, possuí uma cor escura que pode ser facilmente notada dependendo da região onde a restauração for realizada.

OBS: Devido a presença de mercúrio em sua composição, hoje este tipo de restauração não é mais utilizada.

Restaurações de resina:

A resina pode ser utilizada para atingir uma cor similar à dos dentes e deixar o sorriso com aspecto mais natural, aqui o dentista mistura os ingredientes da resina no próprio consultório e cimenta no dente do paciente.

Restaurações de porcelana:

Estas são chamadas geralmente de incrustações ou facetas, assim como as restaurações de ouro, precisam ser feitas sob encomenda em um laboratório. Seus benefícios são que pode ser feita na exata cor do dente e possuem grande resistência à manchas.

Se você está com cáries ou precisa refazer alguma restauração antiga, marque uma consulta e vamos conversar sobre uma mudança no seu sorriso.